Logotipo Sociedade Teosófica

Ordem Teosófica de Serviço

OTS no Instagram

Estamos no Instagram como @ots.brasil. Instale o aplicativo para seguir nossas fotos e vídeos.

OTS Convoca

A OTS preparou um material com sugestões para fazer o bem neste Natal.  Eric Lobão, teosofista do Rio de Janeiro,  deixa seu contato no cartaz. Segundo Eric, não se trata de um manual, mas de um material elaborado com base em ações anteriores, que ele e outros irmãos já experenciaram. São sugestões, exemplos práticos, desde a captação de recursos à execução, todos testados. Bora fazer o bem?

Nossa humilde intenção é apenas introduzir algumas ideias nas mentes daqueles que podem ajudar, de alguma maneira, o Plano Divino, atuando através do amor, em favor de “tudo o que sofre”.

Sabemos que muitos irmãos já atuam nesse sentido, e nada temos a acrescentar, apenas agradecer e vibrar positivamente para que continuem. Aos que acham que não podem, esperamos inspirar, de alguma maneira, seu passo inicial no que chamamos de Karma Yoga, a da ação sem interesse na consequência.

A época de Natal nos parece adequada para isso, e usaremos esse tema como sugestão.

Esse material não é um manual da OTS, muito menos da ST, mas apenas a reunião de exemplos praticados por alguns irmãos.

Tipos de ação – Exemplo 1 :

Asilos, Orfanatos e outras Organizações de ajuda humanitária.
Sugestão: entrar em contato com a instituição e levantar as necessidades. Ir para a fase de arrecadação (esquema descrito abaixo). Após a compra do material, marcar a entrega do que foi comprado. Enfatizamos a preferência por adquirir os itens necessários, e não doar em dinheiro (salvo em condições excepcionais). Marcar a entrega e, se possível, planejar um momento feliz, de confraternização e troca de afeto e bons pensamentos com quem recebe. Lembrem-se que o alento da alma é mais importante que a urgência física. Para crianças, um lanche e animação profissional pode ser uma opção, ou planejar brincadeiras. Para idosos: rodas de leitura, dança de salão, cantar com acompanhamento de violão (temos irmãos que sabem fazê-lo) ou mesmo com uma
simples caixa de som.

Tipos de ação – Exemplo 2:
Pessoas em situação de rua.
Levantar os locais que esses irmãos costumam pernoitar, e a quantidade que pode ser ajudada. Ir para a fase de arrecadação (esquema descrito abaixo). Com o montante arrecadado, avaliar o melhor custo benefício para fazer quentinhas saborosas.

Elas podem ser compradas prontas e acreditem, qualquer fornecedor oferece desconto, quando sabe do nosso propósito, portanto seja claro na descrição da ação, e será possível atender mais irmãos. Para complemento, sugerimos pão e garrafas pequenas de água. Se houver possibilidade de completar com frutas e aquele café quentinho, será muito bem recebido, pode ter certeza. Outra opção, se o valor arrecadado for pequeno, é fazer sanduíches.

Não se esqueçam dos talheres descartáveis, copos (se usarem garrafas de água grandes) e guardanapos. E, mais uma vez, ressaltamos o acolhimento terno na hora da entrega, entendendo que nem todos os irmãos, mesmo assistidos, terão possibilidade de sorrir de volta, e essa é a hora que devemos praticar ainda mais o direcionamento de bons pensamentos e boas vibrações para atenuar seu sofrimento.

Tipos de ação – Exemplo 3:
Abrigos e Instituições de ajuda a animais

Tipos de ação – Exemplo 4:
Grupos de oração, Grupos de cura, Grupos de vibração pela paz mundial.
Esses são apenas alguns exemplos, na vasta Seara da ajuda o próximo.

 

Como arrecadar fundos – uma sugestão prática.

Elabore a descrição da ação que pretende, de preferência com uma meta a alcançar. Por exemplo, ao levantar a necessidade de um orfanato, você descobriu que eles precisam de material escolar para o próximo ano. Calculou o preço de um kit (ex.: 45,00) e serão 20 crianças a atender. Você já tem a meta de 900,00 a arrecadar e já coloque a previsão do que será feito, caso consiga um montante maior (por exemplo, um lanche no dia da entrega, ou a contratação de um animador ou mágico).
Bem, com a meta estabelecida e com os detalhes do que será feito, é hora de divulgar. Essa é uma das bênçãos
da tecnologia, que nos permite ampliar com facilidade e agilidade nossa corrente do bem. Use os grupos de amigos e familiares, além do próprio grupo da sua Loja da ST ou GET. Todos que quiserem colaborar serão convidados para um grupo, que você pode dar o nome da campanha em questão, por exemplo: Natal das crianças do Orfanato X.
Como provavelmente vocês não terão uma conta bancária para arrecadação, com CNPJ (ou seja, uma ONG ou outra empresa formatada para isso), poderão usar a de um dos componentes do grupo de ajuda. Nesse momento, a transparência, clareza e comprovação dos movimentos financeiros são primordiais para que essa corrente do bem se mantenha. Peça para cada um que doar, colocar o comprovante no grupo, e vá atualizando as contribuições com o subtotal (com o foco na meta inicial). De maneira simples, em mensagem no grupo.
Exemplo de mensagem de acompanhamento de arrecadação (que você só copia e cola depois, acrescentando o novo
doador e o valor do subtotal):
Campanha de Natal
Regina X – 50,00

Eric L – 50,00
Subtotal – 100,00
(após essa mensagem, houve mais uma doação, com o comprovante no grupo, e você vai atualizar):

Campanha de Natal
Regina M – 50,00
Eric L– 50,00
Teresa B – 100,00
Subtotal – 200,00

Sempre estabeleça o prazo final de doação, para que possa usar a verba para o seu fim. Ao adquirir o material necessário, coloque todas as notas originais no grupo, e as fotos do que foi adquirido. Repito, a continuidade da corrente deponde disso.
Ao realizar a ação, registre em fotos vídeos, e poste também no grupo da campanha, para que todos colaborem com bons pensamentos e saibam que suas doações foram aplicadas em boa causa.
E quando finalizar, experimente a certeza de que pode fazer de novo… Sim, é nesse momento que você perceberá que é possível ajudar, e que quem lhe cerca quer também. Ora com dinheiro, ora com braços, ora com bons pensamentos, ora com as combinações possíveis dos três.

Que os Santos Seres nos deem força, sempre! Namastê!

OTS promove Natal Social com crianças da Estrutural

OTS realiza Natal Social em Brasília

O Natal Inesquecível contemplou as crianças da Estrutural, em parceria com a Apetit Social. Com a doação de mais de 100 cestas básicas, brinquedos, bazar e comida vegana, a ação trouxe até Papai Noel e contou com a participação de teosofistas. Confira na foto!

A OTS agradece a todos que permitiram a realização do evento.