Helena Petrovna Blavátskaya nasceu no
Império Russo, atualmente na
Ucrânia,
30 de julho –
31 de julho de
1831 (
c. juliano) (
12 de agosto de 1831 (
c. gregoriano)) —
Londres,
8 de maio de
1891).
Conhecida como Helena Blavatsky ou Madame Blavatsky, foi uma prolífica
escritora russa, responsável pela sistematização da moderna
Teosofia e cofundadora da
Sociedade Teosófica.
Personalidade complexa, dinâmica e independente, desde pequena Helena Blavatsky mostrou possuir um caráter forte e dons
psíquicos incomuns, e logo em torno dela se formou um grupo de homens e mulheres sérios com fins de estudo do que foi conhecido como TEOSOFIA, Sabedoria dos Deuses, na tradução grega. Imediatamente após um casamento frustrado, deixou o esposo e partiu em um longo período de viagens por todo o mundo em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico, e nesse intervalo, entrado em contato com vários mestres de sabedoria ou
mahatmas e deles recebido na condição de discípula um treinamento especial para desenvolver seus poderes
paranormais de forma controlada, a fim de que pudesse servi-los como instrumento para a instrução do mundo ocidental. A partir de 1873 iniciou sua carreira pública nos
Estados Unidos, e em pouco tempo se tornou uma figura tão celebrada quanto polêmica. Exibiu seus poderes psíquicos para grande número de pessoas, deslumbrando a muitos e despertando o ceticismo em outros, que não raro a acusaram de fraude, muitas vezes com boas evidências. A controvérsia a acompanhou por todo o resto de sua vida. Nos Estados Unidos estabeleceu uma duradoura aliança de trabalho e companheirismo com
Henry Olcott, com quem fundou a Sociedade Teosófica, e em 1877, Blavatsky publicou sua primeira obra importante,
Ísis sem Véu, já tendo escrito antes inúmeros artigos. Pouco depois ela e Olcott transferiram a sede da Sociedade para a
Índia, e passaram a viver lá, até que um incidente, o
Caso Coulomb, abalou gravemente sua reputação internacional, quando foi declarada culpada de fraude num relatório publicado pela Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Londres que e já se manifestou em retratação a Madame Blavatsky ,cem anos depois ( ler H.P. Blavatsky e a Sociedade Para Pesquisas Psíquicas, Editora Teosófica,2016).
Após esse relatório, Blavatsky voltou então para a
Europa, onde continuou escrevendo e divulgando a Teosofia. Seus anos finais foram difíceis, estava frequentemente adoentada e envolvida em discussões públicas, tinha de administrar a Sociedade que fundara e que crescia rapidamente, e a quantidade de trabalho que se impunha era enorme. Mesmo assim pôde concluir seu livro mais importante,
A Doutrina Secreta, uma síntese de
História,
Ciência,
Religião e
Filosofia, e deixar outras obras de relevo, além de profusa correspondência e grande coleção de artigos e ensaios.
Blavatsky surgiu em um momento histórico em que a religião estava sendo rapidamente desacreditada pelo avanço da Ciência e da
Tecnologia, e que testemunhou o nascimento de uma série de escolas de
ocultismo ou de pensamento alternativo, muitas delas com base conceitual pouco firme ou desenvolvendo práticas apenas intuitivas, que ganhavam grande número de adeptos em virtude do fracasso do
Cristianismo em fornecer explicações satisfatórias para várias questões fundamentais da vida e sobre os processos do mundo natural. A importância da contribuição de Blavatsky foi, então, reafirmar o divino, mas oferecendo caminhos de diálogo com a Ciência e tentando purgar a Religião institucionalizada de seus erros seculares, combatendo o
dogmatismo e a
superstição de todos os credos e incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da
fé cega através da
razão. Lutou contra todas as formas de intolerância e
preconceito, atacou o
materialismo e o
ceticismo arrogante da ciência, e pregou a
fraternidade universal. Sem pretender fundar uma nova religião, sem reivindicar infalibilidade nem se intitulando proprietária ou autora das ideias que trouxe à luz, apresentou ao mundo ocidental uma síntese de conceitos, técnicas e interpretações de uma grande variedade de fontes filosóficas, científicas e religiosas do mundo, antigas e modernas, organizando-as em um corpo de conhecimento estruturado, lógico e coerente que compunha uma visão grandiosa e positiva do universo e do homem. Com isso a Teosofia se tornou, ainda que contestada por vários críticos, um dos mais bem sucedidos sistemas de pensamento
eclético da história recente do mundo, unindo formas antigas e novas e provendo pontes entre vários mundos diferentes —
sabedoria antiga e
pragmatismo moderno, oriente e ocidente, sociedade tradicional e reformas sociais. Influenciou milhares de pessoas em todo o mundo desde que apareceu, desde a população comum a
estadistas, líderes religiosos,
literatos e
artistas.