Banco de Trabalhos Científicos sobre Teosofia

O BANCO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS SOBRE TEOSOFIA é uma plataforma para acadêmicos consultarem trabalhos de pesquisa sobre Teosofia e a Sociedade Teosófica. O objetivo desse Banco é estimular a pesquisa e a produção científica no Brasil sobre Teosofia. 

Respondendo a uma necessidade percebida, o Banco visa facilitar aos pesquisadores brasileiros, e da língua portuguesa, interessados em referenciar a Teosofia em seus trabalhos acadêmicos, sejam independentes ou das universidades brasileiras, estudantes ou professores, de graduação e de pós-graduação, o acesso às publicações científicas sobre Teosofia e a Sociedade Teosófica.

Aqui poderão ser encontradas Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, Artigos em Congressos e em Revistas Científicas, e Capítulos de Livros Técnicos que referenciam a Literatura Teosófica e seus autores, como forma de estimular o desenvolvimento de pesquisassobre Teosofia no Meio Acadêmico.

O Banco está estruturado com links da internet para acesso direto aos trabalhos publicados nos sites das próprias universidades onde foram apresentados. Também busca-se divulgar artigos técnico-científicos sobre Teosofia que estão arquivados numa base de dados da Sociedade Teosófica no Brasil. Os trabalhos estão apresentados no formato da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – para referenciação.

Como visão de futuro, se espera que esse Banco Científico sobre Teosofia também tenha uma boa resposta em resultados de pesquisa no “Google Search”.

Essa é uma base inicial de trabalhos científicos em português sobre Teosofia e que deverá crescer com o apoio dos diversos pesquisadores brasileiros. Por isso, quem pudercolaborar com o crescimento desse Banco de Trabalhos Científicos sobre Teosofia poderá enviar suas sugestões de novos artigos ou outros bancos para sociedadeteosoficabrasil@gmail.com .

Por fim, também é válido lembrar que fontes primárias, ou seja, livros e artigos originais, produzidos pelos fundadores da Sociedade Teosófica são referências válidas para uma pesquisa/trabalho científico. Desta forma, embora em inglês (mas que pode ter sua tradução/entendimento facilitado pelo uso de ferramentas como o Google Tradutor), cabe mencionar o site Theosophy World Resource Center, onde podem ser encontrados textos de Blavatsky e Cartas dos Mahatmas.

https://www.theosophy.world/

 

Desejamos uma boa pesquisa para todos!

 

Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado

 

MARQUES, Rudinei dos S.Hénôsis Plotiniana como Exaltação da oralidade Dialética de Platão. Tese de Doutorado em Filosofia, PUCRSPorto Alegre, 2016.

https://philarchive.org/archive/MARAHP-5

LINDEMANN, Ricardo. Reconciliação do Platonismo com o Cristianismo na Relação Mestre e Discípulo: uma análise a partir de migalhas filosóficas de Kierkegaard.Dissertação de Mestrado em Filosofia, UnB. Brasília, 2014.

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16594/1/2014_RicardoLindemann.pdf

MARQUES, Rudinei dos S. A Convergência ao Uno no Contexto das Enéadas. Dissertação de Mestrado em Filosofia/Ética e Filosofia PolíticaPUCRSPorto Alegre, 2010.

http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3419/1/000421480-Texto%2BCompleto-0.pdf

PFEIFER, Adolfo K. A Atitude Holística do Trabalhador no Ambiente de Trabalho e sua Qualidade de Vida. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção/Ergonomia, UFSC. Florianópolis, 2003.

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/85285/197732.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC

 

VASCONCELOS, Henrique. Mondrian e a Teosofia. Trabalho de Conclusão do Curso Artes Visuais, UDESC. Florianópolis, 2017.

http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00003c/00003cee.pdf

 

Artigos em Congressos

 

III CONACIR – Congresso Nacional de Ciência da Religião. 2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018 – Revista dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião – Anais do III CONACIR

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

PFEIFER, Adolfo K. Teosofia moderna: possibilidades de convergência das visões de mundo religiosa e científica. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

SZYNWELSKI, Cristiane. A noção teosófica de Espaço como base da unidade das religiões.  Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

LIMA, Silas R. R. Upâsana Gâyatrî: rito e mito na prática da adoração do mantra Gayatri. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

BATISTA, Erlinda M. Yoga para jovens com necessidades educacionais especiais: uma iniciativa da Escola de Yoga da Loja Teosófica Campo Grande – MS. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

LINDEMANN, Ricardo.Yoga como essência da Teosofia. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

MARCHESINI, Otavio E.As bases fundantes de uma teosofia prática. Das peias do medo às raias da liberdade. Percepção, expressão e realização da natureza divina, através de uma ética universal.Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

SILVA, Luciane M. Real aceitação: meditação real. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

XXVII Simpósio Nacional de História – ANPUH Brasil – Conhecimento Histórico e Diálogo Social – Julho/2013 – Natal/RN

PAULA, Débora C. Teosofia e Espiritismo nas Cartas da Baronesa de Três Serros (1899-1918). XXVII Simpósio Nacional de História, Julho/2013, Natal/RN.

https://drive.google.com/drive/folders/1Oxs94jFo16YM6ju4dyxFHnLajZS_3eKn

Capítulos de Livros Técnicos

PFEIFER, Adolfo K. Uma Abordagem Holística em Orientação Profissional. In Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. LISBOA, Marilu D. e SOARES, Dulce H. P. (orgs.). Summus Editorial, 2017, São Paulo/SP.

https://drive.google.com/drive/folders/1Oxs94jFo16YM6ju4dyxFHnLajZS_3eKn