Banco de Trabalhos Científicos sobre Teosofia

O BANCO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS SOBRE TEOSOFIA é uma plataforma para acadêmicos consultarem trabalhos de pesquisa sobre Teosofia e a Sociedade Teosófica. O objetivo desse Banco é estimular a pesquisa e a produção científica no Brasil sobre Teosofia. 

Respondendo a uma necessidade percebida, o Banco visa facilitar aos pesquisadores brasileiros, e da língua portuguesa, interessados em referenciar a Teosofia em seus trabalhos acadêmicos, sejam independentes ou das universidades brasileiras, estudantes ou professores, de graduação e de pós-graduação, o acesso às publicações científicas sobre Teosofia e a Sociedade Teosófica.

Aqui poderão ser encontradas Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, Artigos em Congressos e em Revistas Científicas, e Capítulos de Livros Técnicos que referenciam a Literatura Teosófica e seus autores, como forma de estimular o desenvolvimento de pesquisassobre Teosofia no Meio Acadêmico.

O Banco está estruturado com links da internet para acesso direto aos trabalhos publicados nos sites das próprias universidades onde foram apresentados. Também busca-se divulgar artigos técnico-científicos sobre Teosofia que estão arquivados numa base de dados da Sociedade Teosófica no Brasil. Os trabalhos estão apresentados no formato da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas - para referenciação.

Como visão de futuro, se espera que esse Banco Científico sobre Teosofia também tenha uma boa resposta em resultados de pesquisa no “Google Search”.

Essa é uma base inicial de trabalhos científicos em português sobre Teosofia e que deverá crescer com o apoio dos diversos pesquisadores brasileiros. Por isso, quem pudercolaborar com o crescimento desse Banco de Trabalhos Científicos sobre Teosofia poderá enviar suas sugestões de novos artigos ou outros bancos para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Por fim, também é válido lembrar que fontes primárias, ou seja, livros e artigos originais, produzidos pelos fundadores da Sociedade Teosófica são referências válidas para uma pesquisa/trabalho científico. Desta forma, embora em inglês (mas que pode ter sua tradução/entendimento facilitado pelo uso de ferramentas como o Google Tradutor), cabe mencionar o site Theosophy World Resource Center, onde podem ser encontrados textos de Blavatsky e Cartas dos Mahatmas.

https://www.theosophy.world/

 

Desejamos uma boa pesquisa para todos!

 

Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado

 

MARQUES, Rudinei dos S.Hénôsis Plotiniana como Exaltação da oralidade Dialética de Platão. Tese de Doutorado em Filosofia, PUCRSPorto Alegre, 2016.

https://philarchive.org/archive/MARAHP-5

LINDEMANN, Ricardo. Reconciliação do Platonismo com o Cristianismo na Relação Mestre e Discípulo: uma análise a partir de migalhas filosóficas de Kierkegaard.Dissertação de Mestrado em Filosofia, UnB. Brasília, 2014.

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/16594/1/2014_RicardoLindemann.pdf

MARQUES, Rudinei dos S. A Convergência ao Uno no Contexto das Enéadas. Dissertação de Mestrado em Filosofia/Ética e Filosofia PolíticaPUCRSPorto Alegre, 2010.

http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/3419/1/000421480-Texto%2BCompleto-0.pdf

PFEIFER, Adolfo K. A Atitude Holística do Trabalhador no Ambiente de Trabalho e sua Qualidade de Vida. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção/Ergonomia, UFSC. Florianópolis, 2003.

https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/85285/197732.pdf?sequence=1&isAllowed=y

 

Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC

 

VASCONCELOS, Henrique. Mondrian e a Teosofia. Trabalho de Conclusão do Curso Artes Visuais, UDESC. Florianópolis, 2017.

http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00003c/00003cee.pdf

 

Artigos em Congressos

 

III CONACIR – Congresso Nacional de Ciência da Religião. 2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018 – Revista dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião - Anais do III CONACIR

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

PFEIFER, Adolfo K. Teosofia moderna: possibilidades de convergência das visões de mundo religiosa e científica. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

SZYNWELSKI, Cristiane. A noção teosófica de Espaço como base da unidade das religiões.  Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

LIMA, Silas R. R. Upâsana Gâyatrî: rito e mito na prática da adoração do mantra Gayatri. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

BATISTA, Erlinda M. Yoga para jovens com necessidades educacionais especiais: uma iniciativa da Escola de Yoga da Loja Teosófica Campo Grande – MS. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

LINDEMANN, Ricardo.Yoga como essência da Teosofia. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

MARCHESINI, Otavio E.As bases fundantes de uma teosofia prática. Das peias do medo às raias da liberdade. Percepção, expressão e realização da natureza divina, através de uma ética universal.Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

SILVA, Luciane M. Real aceitação: meditação real. Revista Sacrilegens V. 15, n. 2, jul-dez/2018. UFJF, Juiz de Fora/MG.

http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2019/04/25.pdf

XXVII Simpósio Nacional de História – ANPUH Brasil – Conhecimento Histórico e Diálogo Social – Julho/2013 – Natal/RN

PAULA, Débora C. Teosofia e Espiritismo nas Cartas da Baronesa de Três Serros (1899-1918). XXVII Simpósio Nacional de História, Julho/2013, Natal/RN.

https://drive.google.com/drive/folders/1Oxs94jFo16YM6ju4dyxFHnLajZS_3eKn

Capítulos de Livros Técnicos

PFEIFER, Adolfo K. Uma Abordagem Holística em Orientação Profissional. In Orientação Profissional em Ação: formação e prática de orientadores. LISBOA, Marilu D. e SOARES, Dulce H. P. (orgs.). Summus Editorial, 2017, São Paulo/SP.

https://drive.google.com/drive/folders/1Oxs94jFo16YM6ju4dyxFHnLajZS_3eKn